Davi.doc - Ensaio Documental - Guarapuava - PR
Compartilhe
As fotos lindas de ensaio newborn mostram bebês fofinhos, dormindo plenamente e em paz. As fotos lindas de instagram mostram a alegria de pais recém-nascidos, em êxtase com a chegada do bebê. As fotos lindas no celular mostram frações de segundos de uma vida real recheada de desafios e emoções.
Fotos não mostram a fissura no seio da mãe cujo bebê não abre a boca para mamar. Fotos não mostram a dor dos pontos na barriga ou na vagina depois de um nascimento, pontos esses que às vezes se tornam feridas emocionais que demoram a fechar.
Fotos também não mostram a loucura hormonal bombástica que sentimos, ocitocinadas, após o trabalho de parto. Êxtase e alegria, lágrimas e anseios. Fotos não mostram o baby blues, esse descontrole de hormônios tirano, que nos faz passar dias chorando com um bebê recém-nascido, saudável, limpo, alimentado e lindo, o que nos faz ter ainda mais vontade de chorar, já que justamente o choro é "sem motivo".
Fotos não mostram a criança berrando no meio do passeio porque a mãe disse que a árvore é verde e ele queria que fosse azul. Os terríveis dois anos, mágicos para uns, aterrorizantes para outros. Fotos não mostram o irmão pequeno gritando pelo simples motivo do maior estar respirando o mesmo ar.
Fotos lindas também não mostram a saudade que às vezes a gente sente da vida que tínhamos antes da carga mental que é ser responsável por outras vidas. Educar, criar, aconchegar, embalar, alimentar. De comida e afeto.
Mas precisamos registrar, nem que seja na memória. As fotos não mostram, mas a gente lembra. Tem amor, tem saudade, tem vivência. Tem risada, tem angústia, às vezes tem até dor. E qual o problema de se emocionar? De se resgatar, de muitas vezes até mesmo se curar? Falar sobre o que sentíamos por trás da tal foto que foi batida pode aliviar. Precisamos registrar. Os momentos bons e ruins. Pois lá na frente, quando nossa memória for se apagando, serão as fotos que trarão novamente à vida as histórias que precisaremos nos lembrar.
Autora: @taifernandes